7

Amamentação x desmame


Desde novinho o Kenjinho é enjoadinho ...quer muito colo e muitas vezes só se acalma no peito.
Ele "chora" ( resmunga ) com muita frequência .Se me afasto , ele para de fazer o que estava fazendo e sai em disparada num engatinhar desesperado , atrás de mim.

Com o pai , ele fica super bem , mas quando chego, começa a manha.
É ele me ver e pronto! Tudo muda.
Mas não cedo á todos os choros dele não.

Claro que ele tem seu tempinho , no qual ele fica "legal" , brincando...
Mas digamos que é um tempo muito curto.

Diante dessa situação...
Ontem estávamos marido e eu assistindo televisão , quando olhei pra ele e disse : vou parar de dar "mamá" . O "mamá" faz ele ficar assim , só querendo colo , só querendo peito... e por isso tomei essa decisão.

Então foi assim...
Ontem á noite ele brincava um pouco e vinha querendo mamar. Ele puxava minha blusa , como se quisesse tirar meu peito e eu fugia dele e dizia que não tinha mais "mamá" .Ele resmungava e voltava a brincar.

Na hora de dormir , ele chorou bastante , mas não dei . Fiquei com o coração apertado , mas me mantive firme.

Depois de quase 2 horas , ele cansado , adormeceu sozinho , o que é muito difícil, porque ele só dorme no peito.

Aí pensei que não tinha sido tão difícil e que o pior seria de madrugada , quando ele acordasse chorando e visse que não iria mamar...aí ele iria abrir o maior berreiro , a vizinhança inteira acordaria e eu morrendo de sono , acabaria tirando o peito.

Mas o que ocorreu foi que ele acordou 3 vezes nessa noite . Nas duas primeiras , ele acordou , chorou bastante, (se jogava na cama )e depois de alguns minutos dormia.
Eu aconchegava ele , tentando fazer com que ele se acalmasse com meu cheiro e assim dormisse , agarradinho na mamãe .Mas isso não adiantou de nada.

Na terceira vez que ele acordou , eu me mantive firme e assim que ele chorou , pensei...não vou desanimar.
Mas... dessa vez foi diferente . Meu peito estava cheio , duro e dolorido.

Como deixar meu filho chorando querendo o "mamazinho" dele , com o peito vazando leite?

Não pude mais ir além . Isso foi o que consegui fazer. Foi até aí que consegui ir.

Eu AMO amamentar . Sei que hoje , com 11 meses , já não é mais tão necessário continuar com a amamentação. Pensando nisso e juntando com toda a manha dele que decidi parar de amamenta-lo , mas me precipitei.

Não é assim que quero cortar esse vínculo. Sei que existem remédios que cortam a produção de leite . Mas se a natureza que é tão sábia , faz meu corpo produzir alimento para o meu filho , e ele quer ... então não sou eu que vou interromper isso . E não vou amamentar pra sempre .Pra quê ter pressa ? Deixa ele manhoso mesmo.

Ainda não sei como será .Não sei se ele vai largar sozinho , se vou precisar tirar ...mas sei de uma coisa : agora não é o momento.

Nessa noite, quando meu peito estava quase estourando de tão cheio , peguei meu bebezinho,que é ainda  tão pequeno  , tão grudado em mim e ainda chorando ,  quase enlouquecido por um "mamá" , o encaixei junto á mim , tirei o peito e disse : mama meu amor.

Ele se sentiu feliz , com certeza , mas EU me senti realizada.

Quando ele nasceu eu não tinha leite...fiz massagens com pente , jogava água quente para estimular , tomava remédio pra descer o leite ...enfim...foi uma luta até eu conseguir amamentá-lo. E quando finalmente meu leite desceu , sofri demais com meus mamilos rachados , sangrando e mesmo assim me sentia feliz , porque eu estava alimentando o maior amor da minha vida.

Então , lembrando de tudo isso  , hoje eu digo : Pode mamar meu amor. Aproveita que é só seu.
ele ama mamar e eu amo amamentar

7 comentários:

Bibi disse... [Responder o Comentário]

Tati, realmente não dá pra parar de amamentar assim, de uma hora rpa outra, até porque você não vai aguentar, os peitos enchem.
Eu acho que tem que acontecer aos poucos, ele diminuindo as mamadas, espaçando cada vez mais, tomando mamadeira... e aí a produção vai diminuindo e você não sofre tanto... nem ele.
Conosco aconteceu assim, aos pouquinhos, naturalmente, sem traumas para mim ou apra a Nina. Foi natural e devagar.
Quando for a hora, você vai saber!
Beijos!

Alice disse... [Responder o Comentário]

É lindo demais amamentar... Deixa ele aproveitar mesmo rsrs Passa tão rápido... O Enzo mamão só até os 4 meses, foi a maior dor que senti na minha vida... Mas eu não consegui!
E eles estão quase de niver rsrs
Tem selinho no meu blog amiguinha bjs

Unknown disse... [Responder o Comentário]

Amiga, posso falar. Ainda bem que vc deu por encerrado esse caso de desmamar. Eu comecei a ler que quis chorar imaginando a situação de vcs 2 ali.
Ainda bem que vc ouviu seu coração maternal e continuou amamentando o Kenjinho.
Sabe de uma coisa a Clara tb começou com as manhas dela. Quando ela está com qualquer pessoa sem eu estar próxima ela é uma coisa linda. Se ela está com sono, fome, sede ou qualquer outra coisa incomodando, basta ela me ver que começa as manhas hahahaha. Eu particularmente adoro ver ela me chamar. Ela está no colo do pai e fica só me olhando... um sarro.
Acho que é pq somos as mães e assim eles se sentem mais seguros.
Eu tb acho que vc fez certo. Daqui a pouco eles vão crescer e deixar a gente de lado hahaha.
Bjos nos dois e boas mamadas por aí!

Fgdrvgr disse... [Responder o Comentário]

AMEEEEEEEEEEEEEEI/!
Leite materno é tudo nessa vida!
Se eu pudesse estaria amamentando ainda, más o Caio largou a peitança quando comecei a complementar.
Meu marido mamou até os 9 anos (PASME) kkkkkkkkk
hoje ele tem uma saúde de touro!
Eu acho super legal até os 18, 24 meses.
Beijos
http://principecaioandre.blogspot.com.br/

Vera Ferreira disse... [Responder o Comentário]

Tati fique emocionada com seu depoimento sobre a dificuldades do desmame,e muito difício tira esse vinculo de amor que temos em dar de mamar,imagine agora chegando esse tempinho de frio,que maravilha dar peito.No meu caso dou de mamar durante o dia,chega 22:30 a 23:30 dou uma mamadeira,ela fica um bom período sem mamar,só mama lá pelas 5:00 da manhã.Passei a dar mamadeira,para ela acostumar a tomar outro leite,e poder sair,sem me preocupar de vim correndo dar mamar,ainda bem que ela aceitou,talvez o desmame dela seja mais fácil ou não,pois fico o dia todo com ela e como Kenjinho também é agarrada comigo.O negocio é continuar dar de mamar que é bom demaissss.KK

Eliane Vieira disse... [Responder o Comentário]

Nossa, Tati... Me emocionei, de verdade...

Mel tbm só dorme no peito. Sei que terei a mesma dificuldade que vc...

Mas, por outro lado, tive tanta dificuldade pra fazê-la aceitar o peito, insisti tanto e aos 2 meses e meio (e quando todos diziam que ela não ia pegar mais), ela pegou e não soltou...

Tbm amo amamentar! Sei que o desmame será dolorido (pra ela e pra mim), mas quero arriscar...

Ver nossos bebês saciados, felizes e sonolentos, como o Kenji está nessa (linda) foto, não tem preço!!

Beijos.

Obrigada por me aceitar aqui!

Mãe e Mel.

Ju Marchioro disse... [Responder o Comentário]

Amiga, fui lendo e meu coração foi ficando apertadinhooooo... ainda bem que vc voltou atrás, a Laurinha é assim também, super manhosa, só dorme no peito... Mas Tati, eles estão crescendo TÃO RÁPIDO que tenho certeza que vc não precisa antecipar nada,e a amamentação continua sim sendo de alto valor nutricional para os babies amiga, se quiser te mando uns estudo falado sobre isso, NÃO existe remedinho ou alimento melhor para nossas crias.
To muito feliz em saber que vc vai continuar com essa lindeza coladinho em você rs

Beijinhos

Postar um comentário